A diálise peritoneal é um tratamento para pessoas com doença renal crônica, que não conseguem mais filtrar e eliminar os resíduos e o excesso de líquido do sangue de forma adequada. É um tratamento que pode ser feito em casa, diferente da diálise renal que é feita em um centro de tratamento.
Para fazer a diálise peritoneal, é colocado um cateter dentro do abdômen, e nele é introduzido um líquido especial chamado solução de diálise. Esse líquido permanece dentro do abdômen por algumas horas, limpando o sangue através da parede abdominal. Depois, o líquido é drenado e descartado. Esse processo é repetido várias vezes ao dia, de acordo com a necessidade do paciente.
A diálise peritoneal é uma opção para pessoas que não podem ou não querem fazer diálise renal, pois ela permite maior flexibilidade e independência, além de ser menos invasiva. No entanto, é importante notar que essa opção não é adequada para todos os pacientes e deve ser discutida com o médico para determinar se é a melhor opção.